Design sem nome (4).png

Edital de voluntariado 2022 [INSCRIÇÕES FECHADAS]

Sobre o projeto

A Vida no Cerrado (AVINC) é um movimento socioambiental em defesa da savana tropical mais biodiversa do mundo e dos seus patrimônios naturais. É uma organização sem fins lucrativos, organizada e liderada por jovens de diferentes locais do Brasil.

São nossos objetivos

  1. Promover ações de educação socioambiental, divulgação científica e conscientização da importância ecológica do bioma Cerrado para o Brasil e para o mundo;

  2. Engajar e articular jovens brasileiros em prol da preservação da biodiversidade do Cerrado, promovendo a participação da juventude nos processos de tomada de decisão;

  3. Realizar ações de Advocacy Climático, propondo e monitorando agendas ambientais sobre o Cerrado com lideranças, tomadores de decisões e personagens políticos; 

  4. Ocupar múltiplos espaços e estabelecer diálogos permanentes com diferentes grupos, buscando a construção de uma rede em defesa da preservação do Cerrado; e

  5. Possibilitar a capacitação de educadores, estudantes universitários, figuras políticas e outros interessados, colaborando para uma visão de desenvolvimento voltada para a preservação do Cerrado e os sistemas sustentáveis de uso e manejo da terra.

 

Como nos organizamos

A estrutura organizacional do movimento é composta por diversos órgãos, incluindo uma diretoria executiva e um conselho deliberativo. Você pode saber mais sobre isso lendo o regimento interno da organização, entretanto, o mais importante (por agora) é que você conheça os Núcleos de Ação. 

Os Núcleos são grupos de trabalho que têm por objetivo aprofundar tematicamente as principais áreas de atuação da AVINC. Os seus integrantes configuram-se como membros da organização e que, de acordo com suas especialidades ou escolhas, se responsabilizam em cumprir tarefas necessárias para o bom funcionamento do movimento. O projeto conta com quatro núcleos permanentes, sendo eles: 

 

Núcleo de Divulgação Científica e Conteúdo

É formado por pessoas das Ciências Biológicas e áreas correlatas. Os seus membros são responsáveis pela produção de conteúdo de divulgação científica que será utilizado nas redes sociais do movimento. 

 

Núcleo de Comunicação e Engajamento

É composto por pessoas da comunicação e áreas afins. Os membros desse núcleo acompanham os assuntos relacionados à comunicação da AVINC e auxiliam na definição de diretrizes institucionais nestes temas, incluindo o funcionamento do site, das redes sociais e de outras ferramentas de comunicação institucional. São responsáveis por atualizar as redes sociais, produzir imagens, vídeos institucionais, entre outros. 

 

Núcleo de Advocacy, Ações e Parcerias

É formado por pessoas das mais diversas áreas, sendo elas responsáveis por construir uma rede de contatos para futuros diálogos; buscar parcerias para as ações promovidas pelo projeto; pensar, organizar e executar ações em eventos, palestras e cursos ofertados pela AVINC, entre outros.

 

Núcleo de Produtos e Finanças

É composto por pessoas da contabilidade, economia, administração e áreas correlatas, sendo o órgão da AVINC responsável por monitorar a gestão patrimonial, contábil, financeira e administrativa do movimento. Além disso, os seus membros devem gerenciar as finanças e produzir relatórios e planilhas de prestação de contas. Eles também são responsáveis por criar produtos comerciáveis da AVINC e gerenciar a logística de venda e envio dos produtos. 

O porquê de uma seleção de voluntários

A Vida no Cerrado surgiu em 2020 a partir do desconforto de jovens universitários com a degradação do Cerrado. O movimento surgiu nas redes sociais e, dois anos depois, com dezenas de milhares de seguidores na Internet, decidimos que é hora de expandir o projeto e oficializar a nossa atuação. Queremos fazer a diferença e buscar soluções para a preservação do Cerrado, entretanto, esse trabalho não será fácil. Precisaremos de recursos humanos e financeiros para atingir os objetivos do projeto. A seleção de voluntários se dá pela necessidade de unirmos forças, trabalhando por um bem comum: a preservação do Cerrado. 

Critérios para a seleção

  • Ter disponibilidade de, no mínimo, 3 horas semanais para a realização das atividades do projeto;

  • Ter possibilidade de participar duas vezes por mês de reuniões virtuais com a equipe para discutir as metas e resultados; 

  • Ler o presente edital e preencher o formulário de inscrição; 

  • Participar da reunião de aproximação; 

Datas importantes

Promulgação do edital: 12 de setembro de 2022 às 10 horas.

Período de inscrição​: 12 de setembro de 2022 a 30 de setembro de 2022 (até as 23 horas e 59 minutos do mesmo dia).

Reunião de aproximação: segunda-feira, 03 de outubro de 2022 às 19h;  quarta-feira, 05 de outubro de 2022 às 13h e;  sexta-feira, 07 de outubro de 2022 às 18h.
Resultado da seleção​: até 24 de outubro de 2022. 

Observação:  apesar de haver três horários disponíveis para a reunião de aproximação (ver datas importantes), cada candidato (a), deverá participar de apenas uma reunião. 

Formulário de inscrição

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui. Todos os inscritos serão convidados para participar da reunião de aproximação, momento em que a equipe da AVINC apresentará o projeto. Ao fim da aproximação, os participantes presentes receberão o link de um formulário com algumas perguntas específicas de como elas podem ajudar no movimento. 

Você tem alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@avidanocerrado.com.

Caso prefira, tenha acesso a este edital em PDF.