EQUIPE
A Vida no Cerrado é composta por mais de 60 membros ativos, de diferentes idades, gêneros e regiões. Estamos espalhados por 11 estados brasileiros, sendo: Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.
A nossa estrutura organizacional é divida em:
Assembleia Geral: órgão máximo da AVINC e tem o objetivo de deliberar sobre os diversos assuntos que correspondem ao movimento, englobando todos os membros da instituição.
Conselho Deliberativo: lidera o processo de governança e gestão do AVINC, orientando e monitorando o trabalho institucional. Este órgão é composto pela Diretoria-Executiva e pelos Coordenadores dos Núcleos de Ação e age como um guardião da missão e dos propósitos institucionais, do Estatuto e dos demais regulamentos da AVINC.
Conselho Consultivo: órgão consultivo e de assessoramento ao Conselho Deliberativo e à Diretoria-Executiva. É composto por profissionais das principais áreas de atuação da AVINC, entretanto, não possuem poderes de decisão e tampouco responsabilidade legal perante a organização.
Diretoria-Executiva: assegura o funcionamento dos núcleos de ações, administrando, gerenciando o cumprimento das políticas institucionais e pela formulação e execução da estratégia da organização. Atualmente, o Diretor-Executivo da AVINC é Cayo Henrique Ferreira de Alcântara e, como Vice-Diretor Executivo, temos Bruno Eduardo Pires de Camargos Lopes.
Núcleos de Ação: são grupos de trabalho criados pelo Conselho Deliberativo e têm por objetivo aprofundar tematicamente as principais áreas de atuação da AVINC. O projeto conta com quatro núcleos permanentes:
-
Núcleo de Advocacy, Ações e Parcerias;
-
Núcleo de Comunicação e Engajamento;
-
Núcleo Educação Socioambiental e Comunicação Científica;
-
Núcleo de Finanças.
O Núcleo de Advocacy, Ações e Parcerias é composto por pessoas das mais diversas áreas do conhecimento, onde buscam construir meios para a participação da juventude nos espaços de tomada de decisão. Por meio da participação, da mobilização e da incidência política, queremos fazer a diferença na conservação do Cerrado.
Coordenado por Vitor Matheus Alcântara de Sena e por Natalia Almeida Brito, fazem parte também os 13 membros: Ana Júlia Virote, David Barbosa Melo; Deliene Matias; Elisa Fazzolino Pinto Barbosa; Elton Araújo; Lívia Maria Maresti Barbosa; Luísa Andrade; Marcela A. Chiabai; Pedro (Pê) Mourão de Moura Magalhães; Vinicius Machado; Maria Eduarda Senna Mury; Karine Jordana e Wanderson Sousa Costa.
O Núcleo de Comunicação e Engajamento é composto por pessoas da comunicação e áreas afins, tendo como responsabilidade acompanhar assuntos relacionados à comunicação da AVINC e auxiliar na definição de diretrizes institucionais nestes temas, incluindo o funcionamento do site, das redes sociais e de outras ferramentas de comunicação institucional.
10 pessoas compõem o Núcleo de Comunicação e Engajamento, sendo: Karlla Aparecida Ribeiro, coordenadora; Cleiton Veloso Ramos, vice coordenador; e os membros: Amêndoa Vilardi; André Silva Ribeiro Guimarães; Bruna Valle; Clapton Olimpio de Moura; Júlia Raphael de Araújo; Giovanna Dumere; Jennifer Delfino; Laís Menezes; e Maria Alice dos Santos.
O Núcleo de Educação Socioambiental e Comunicação Científica é formado por pessoas das Ciências Biológicas e áreas correlatas, especialmente das licenciaturas. Os membros planejam e executam ações de Educação Socioambiental.
24 pessoas estão neste Núcleo, sendo coordenado por Anabel Grimm e Araújo e Isadora Kalil Godoi. Os demais membros são: Carla V. Pequini, Isabela Anzolin, Júlio Campos, Karine Nascimento da Silva; Leticia Silva Oliveira; Lucas Dias dos Santos; Ludmilla Farias; Luiz Felipe Alves Trindade; Matheus Filipe dos Reis; Miguel Ribeiro Moreira de Lima; Mônica Alves Mamão; Paola Freitas de Oliveira; Quezia Cavalcante Oliveira; Solar Mazzoccante Morgado; Thiago Ferreira Soares; e Thuany Fernandes De Oliveira Cândido.
O Núcleo de Produtos e Finanças é composto por pessoas da contabilidade, economia, administração e áreas correlatas, onde monitoram a gestão patrimonial, contábil, financeira e administrativa, assim como a saúde financeira e patrimonial da organização; avaliam as políticas de aquisição, controle e alienação de bens, dentre outras regras operacionais da organização, elaborando recomendações a respeito.
4 pessoas estão neste Núcleo: João Marcelo Soares Bahia, coordenador; e os demais membros: Camila Alves Martins; Fernanda Carvalho e Mariana Costa Cavalcante.