top of page
20240507_171900.jpg

Faça chuva ou faça sol,

meu Cerrado já está vulnerável

Faça chuva ou faça sol, meu Cerrado já está vulnerável

Projeto construído por uma série de grandes reportagens ambientais focada no mapeamento das principais vulnerabilidades ambientais - incluindo climáticas - do Cerrado. Cada volume analisa um estado cerratense, a partir de análise de dados, investigação de documentos, trabalhos de campo e entrevistas em profundidade com cientistas e moradores locais.

Pretendemos dimensionar, à nível local e municipal, o contexto climático de cada estado com Cerrado, a partir de três principais eixos de investigação: emissões de Gases do Efeito Estuga (GEE); vulnerabilidades climáticas; e ação política, educacional e cultural nos territórios. Construído, assim, a partir de narrativa de vínculos e afetos.

Lançamos o primeiro volume do projeto, a grande reportagem ambiental "O quanto estamos vulneráveis no Distrito Federal", em dezembro de 2023. A edição dedicou-se em investigar as vulnerabilidades na capital do país e foi dividida em três capítulos e apresenta as principais questões do diverso território: ameaças da seca potencializam ondas de calor, incêndios florestais e crise hídrica. Na temporada de chuvas, enchentes, alagamentos e enxurradas lavam as ruas, destroem casas e vulnerabilizam pessoas.

A edição Goiás está em produção.

objetivo

"Faça chuva ou faça sol, nosso Cerrado já está vulnerável" busca produzir informação de qualidade, em profundidade e acessível, promovendo insumo para educação ambiental, democratização de conhecimento e construção de políticas públicas de adaptação voltadas para a realidade socioambiental, cultural e social do Cerrado. Pensando Cerrado, especialmente, pela ótica de sua diversidade e especificidades municipais e territoriais.

 

 "O quanto estamos vulneráveis no Distrito Federal" é a reportagem estreia do projeto. Atualmente, a edição Goiás está em fase inicial de produção.

etapas metodológicas

PROJETO FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL.png

resultados

O primeiro resultado do "Faça chuva ou faça sol, meu Cerrado já está vulnerável" é o volume de estreia "O quanto estamos vulneráveis no Distrito Federal". O projeto está disponível aqui.

bottom of page