top of page
31798116567_dea4179e76_o.jpg

O Cerrado precisa de mais pessoas unidas para preservá-lo.

A palavra "lei" deriva dos verbos latinos legere, que significa ler, e ligare, em português, ligar. Ou seja, são normas escritas que vinculam os cidadãos a uma determinada forma de agir. A existência das leis, no sentido jurídico da palavra, se justifica pela necessidade da criação de regras para manter a convivência harmônica na sociedade.

Considerada como primeiro instrumento do Estado Democrático de Direito, a lei sustenta os pilares e orienta os caminhos da democracia. A democracia valoriza o acesso à informação e a educação como meios de capacitar os cidadãos a participar ativamente na vida política e social. Uma lei de educação ambiental que aborda o Cerrado pode disseminar o conhecimento sobre a importância desse ecossistema, os desafios que enfrenta e as medidas que podem ser adotadas para protegê-lo. Especialmente das comunidades locais que dependem diretamente do bioma.

A democracia envolve, ainda, a prestação de contas dos governantes aos cidadãos. 

E a educação garante que o cidadão tenha ciência das responsabilidades governamentais, de modo que possa verificar suas ações (ou falta delas). Dessa forma, o principal objetivo do nosso Projeto de Lei é criar uma base sólida de conscientização e engajamento da comunidade em relação à preservação do Cerrado, contribuindo para a conservação desse bioma tão importante para o país como um todo. 

bottom of page